Uma Publicação do International Plant Nutrition Institute (IPNI)
A Coleção Completa do Nutri-Fatos
O IPNI concluiu a mais recente edição da série Nutri-Fatos. O material, de fácil leitura, é composto por 17 fichas individuais, que correspondem aos nutrientes classificados como essenciais, benéficos ou importantes para as plantas. A série discute o papel dos nutrientes no metabolismo das plantas, suas reações no solo e as soluções para corrigir a deficiência. Ao explicar como cada nutriente desempenha seu papel vital no crescimento das plantas, esses informativos ajudam a compreender a importância do fertilizante e do manejo da fertilidade do solo. O pdf em anexo é um conjunto completo de todos os 17 informativos. O tamanho do arquivo é de 18 MB.
Read NowBoro
Nos últimos 80 anos, centenas de estudos documentaram o papel fundamental do boro (B) em culturas agrícolas no mundo todo. Assim, foram registradas respostas à adubação em solos de diferentes regiões do mundo. A alfafa frequentemente responde à adubação com este nutriente, assim como grande número de frutas, hortaliças e culturas em geral.
Read NowCálcio
Cálcio (Ca) desempenha papel vital na produção de culturas comerciais. Além disso, normalmente, este elemento acompanha os corretivos agrícolas CaCO3, Ca(OH)2, CaO, que têm por função adequar o pH do solo para o desenvolvimento das culturas.
Read NowCloreto
Cloreto (Cl-) é comumente encontrado na natureza. Desde os mares e solos e até no ar, ele está em toda parte. É um ânion monovalente e tem uma única carga negativa. As plantas absorvem o elemento cloro (Cl) nessa forma aniônica. Em condições normais, o Cl é um gás instável marelo-esverdeado. Diferentemente do Cl-, o Cl livre raramente ocorre na natureza.
Read NowCobalto
Cobalto (Co) traz benefícios para o crescimento das culturas, mas a necessidade de suplemento com este micronutriente é bastante rara. Apenas recentemente, o Co foi reconhecido como nutriente potencialmente essencial para as plantas. É necessário para a fixação de nitrogênio (N), ocorrendo dentro dos nódulos radiculares de leguminosas.
Read NowCobre
Cobre (Cu) é um dos oito micronutrientes das plantas. Quando há deficiência de Cu, as respostas mais comuns das culturas à sua aplicação incluem redução de doenças, aumento do crescimento e melhora da qualidade. As fontes de Cu comumente aplicadas são fertilizantes, estercos de origem animal, biossólidos e produtos para tratamento fitossanitário.
Read NowEnxofre
Na produção agrícola, o enxofre (S) é usado pelas plantas em quantidades suficientes para ser considerado o quarto nutriente mais requerido depois dos três macronutrientes, nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). O S é encontrado naturalmente em depósitos próximos a vulcões e em vários depósitos do minério sulfureto. A principal fonte industrial vem da remoção do gás sulfeto de hidrogênio (HS) durante o processamento de combustível fóssil.
Read NowFerro
Ferro (Fe) é componente de muitas enzimas vitais para as plantas e é exigido em uma ampla gama de funções biológicas. É comum na crosta terrestre e, como resultado, a maioria dos solos contém Fe em abundância, mas em formas com baixa solubilidade e, algumas vezes, não prontamente disponíveis para a absorção pelas plantas.
Read NowFósforo
Fósforo (P) está presente em todas as células vivas, tanto nas plantas quanto nos animais. Nenhum outro nutriente pode substituí-lo quando está em falta. O P é um dos 17 nutrientes que as plantas necessitam para seu crescimento e reprodução.
Read NowMagnésio
Magnésio (Mg) é um macronutriente absorvido pelas plantas em quantidades semelhantes ao fósforo (P).
Read NowManganês
O manganês (Mn) é um dos 17 elementos essenciais para o crescimento e a reprodução das plantas. É requerido por elas apenas em pequenas quantidades, mas assim como outros micronutrientes, é tão crítico para seu crescimento quanto os macronutrientes.
Read NowMolibdênio
Molibdênio (Mo) é um micronutriente exigido em quantidades muito pequenas para o crescimento tanto de plantas quanto de animais. Deficiências de Mo nas culturas agrícolas são bastante incomuns, mas há vários fertilizantes de solo e foliares que podem ser usados para corrigir o problema quando ele ocorre.
Read NowNitrogênio
Nitrogênio (N) é um nutriente fundamental por ser parte da composição das proteínas de plantas e animais. O valor nutricional dos alimentos que ingerimos depende, em grande parte, do fornecimento adequado deste nutriente.
Read NowNíquel
Níquel (Ni) é o elemento mais recentemente adicionado à lista dos nutrientes de plantas.
Read NowPotássio
Potássio (K) é absorvido pelas plantas em grandes quantidades, como o nitrogênio (N). Nas plantas, o K não faz parte de moléculas orgânicas complexas, mas se move livremente como um íon e desempenha variadas funções.
Read NowSelênio
Selênio (Se) não é um nutriente de plantas, mas é exigido em muitas funções fisiológicas em humanos e animais. Como o Se é obtido principalmente a partir dos alimentos, seu acúmulo nas plantas tem impactos na saúde humana.
Read NowSilício
Silício (Si) não é normalmente considerado um elemento essencial para o crescimento das plantas. Entretanto, em decorrência de seu importante papel na nutrição dos vegetais, particularmente sob condições de estresse, atualmente é reconhecido como um “nutriente benéfico”.
Read NowZinco
Embora o zinco (Zn) seja um micronutriente e exigido em quantidades muito pequenas pelas plantas, a deficiência deste elemento nas culturas é generalizada no mundo todo. Baixos teores deste nutriente em culturas alimentícias contribuem para a deficiência de Zn em aproximadamente 30% das dietas humanas. Com a população mundial em contínua expansão, é extremamenteimportante dar atenção à fertilização das culturas alimentícias com Zn.
Read Now